Yoga, um caminho para o autoconhecimento

O Yoga é antes de tudo algo prático. É para ser vivenciado não só durante uma aula mas no seu dia a dia.

Yoga é um método milenar nascido na India para o desenvolvimento pessoal. Propõe práticas de valores éticos, cuidados com o corpo, posturas físicas, exercícios respiratórios e técnicas de relaxamento e meditação para a construção de uma vida mais consciente e com mais qualidade.

Autoconhecimento nesse aspecto não é místico e não está relacionado a super poderes. Mas sim em tornarmos conscientes e responsáveis pelo “quem somos”, “como pensamos”, “como agimos” e quais são as consequências disso.

O Yoga e a meditação são ferramentas para nos conhecermos melhor. Perceber em si mesmo como se encontra no presente momento, quais são as sensações no corpo, qual o estado mental, quais emoções e o que podemos fazer por isso durante a prática de yoga.

Na verdade, toda a prática de yoga é uma meditação pois meditar é colocar atenção plena no momento presente e em está sendo realizando naquele instante.

Em sânscrito a palavra Yoga significa “unir” e possui um diferentes significados, como unir corpo e mente ou união do plano físico e espiritual.

No Hatha Yoga o corpo é o nosso “instrumento de ação”, e a mente nosso “instrumento de percepção”. A proposta do Yoga é unir corpo e mente no momento presente em harmonia. Desenvolver um corpo saudável refletindo em uma mente tranquila e vice – versa. Em um importante tratado de Yoga a prática é definida como “aquietar os turbilhões da mente”.

Há algum tempo a ciência vem pesquisando e comprovando alguns benefícios fisiológicos dessa técnica, tais como: redução do estresse, melhora do sono, sensação de bem-estar, melhora da qualidade de vida, fortalecimento do sistema imunológico, aumento da capacidade de concentração, entre outros.

Existem diferentes linhas de yoga, como o Hatha Yoga, Iyengar Yoga, Asthanga Vinyasa Yoga. Todas com um objetivo em comum: a harmonia plena. O yoga pode ser praticado por todos, pode ser adaptado por um professor capacitado as necessidades do aluno. Experimente e encontre a técnica com que você mais se identifica e boas práticas!

 

580928_32800282

Texto escrito por Giselle Mello, fisioterapeuta e instrutora de yoga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X