Yoga Restaurativa: para dormir melhor

Yoga Restaurativa: para dormir melhor

Saiba como a yoga restaurativa pode te ajudar para dormir melhor.

Estresse, insônia, fadiga… a correria dos dias de hoje, nos leva a um estado de desgaste profundo do físico e emocional. As vezes sinto como se as pessoas fossem colapsar, coração acelerado, gastrite para todo lado. Problemas para conseguir dormir, ou simplesmente acalmar o coração para ter uma boa noite de sono, ou um tempo mais tranquilo para ficar com a família, sem realmente ter que sair correndo atropelando a vida.

Nosso corpo se ressente todos os dias, nosso sistema nervoso, a “flor da pele”.

Implorando todos a todo minuto para que a gente pare e cuide um pouquinho de nós mesmos. Não é aquele cuidar apenas estético, mas o cuidar do coração e da alma. Ser cuidado, acarinhado, conseguir relaxar por alguns instantes e se sentir seguro e acalentados sentir que realmente se entregar a um estado de paz e tranquilidade é possível, e que este estado nutre nosso corpo, nosso coração e nossa alma.

Acho que a Yoga assim, começa a se apresentar, no sentido mais conhecido da palavra: integração corpo, mente e espírito. Uma prática normal de Yoga já tem um poder de nos ajudar a estabelecer uma relação mais profunda com nosso corpo, uma respiração mais consciente além de mais saúde, porém a prática apenas, para um corpo já dominado pelo cansaço e o estresse pode não ser o suficiente para que se alcance um estado mais profundo de relaxamento.

É neste ponto que entra as posturas da Yoga Restaurativa.

As quais nos ajudarão a aprender a novamente relaxar e a descansar profunda e completamente. Assim, quando alcançamos este estado de relaxamento profundo conseguimos que todo nosso corpo se beneficie. Já está comprovado cientificamente, que o relaxamento profundo reduz a pressão do sangue, melhora medidas do sangue como por exemplo açúcar, melhora digestão, fertilidade, funcionamento dos intestinos, além de reduzir a tensão muscular, insônia e fadiga generalizada.

As posturas restaurativas nos ajudam a amenizar os efeitos do estresse crônico de muitas formas.

A primeira delas e minha preferida, é utilizando de acessórios que estão a mão. Desta forma criamos um ambiente de sustentação ao corpo, estabelecendo comandos para que o nosso Sistema Nervoso Central receba a informação de que ele está protegido e pode relaxar. São toques suaves, que aumentam o conforto do corpo físico e começam o desligamento do mecanismo de alerta de nosso corpo. É perceptível no corpo e principalmente na respiração do aluno, quando ele inicia este processo, muitas vezes através de um sorriso suave, algumas por um suspiro que, para quem está de fora, é possível notar os músculos se descontraindo. Durante este tipo de prática, trabalhamos a permanência longa em cada postura, para que o corpo realmente consiga sentir os benefícios dela, sem para que com isso haja esforço, este é o motivo principal do uso dos acessórios.

Em aula utilizamos do toque suave as vezes na fronte, na mão ou nos ombros, induzindo ao relaxamento de partes do corpo, que insistem em ficar tensos, mesmo quando estamos tentando relaxar.

Pequenos pesinhos, colocados estrategicamente, fazem com que toda a musculatura se entregue um pouquinho mais. Além disso, a indução suave no início da prática a um estado de relaxamento. Associada a respiração, fazem com que tenhamos um tempo longo em silêncio sem que com isso haja desconforto. É importante durante a prática da restaurativa, e isso é muito salientado. Que o aluno sempre relate qualquer desconforto, não importa a intensidade. Pois como trabalhamos com uma permanência mais longa em cada postura. É importante que ele relate para que o problema seja sanado logo no início, como costumo dizer um pequeno desconforto, depois de 5 minutos se torna insuportável.

Já tive casos de alunos, sofrendo de fadiga e insônia que apresentaram melhoras consideráveis. É interessante notar que nas primeiras aulas, ao entrarem em estado de relaxamento eles dormiam profundamente. Sendo difícil inclusive de fazê-los retornar, levando a postura mais tempo do que o inicialmente previsto. Ao decorrer das semanas, equilibrando o corpo. Passaram a dormir melhor e em aula conseguiam alcançar estados de relaxamento profundo, porém consciente.

Escrever sobre Yoga Restaurativa é difícil, tem muitos detalhes que são impossíveis de transmitir no papel, como por exemplo a intenção e o carinho, então fica aqui a sugestão para que você experimente a prática e sinta em você os efeitos e o que ela tem para te oferecer.

 

18c9b189e0a44302070ec3bc13df9051

.

Texto escrito por Marcela Bigarella, Instrutora de Yoga

O contato e currículo completo da profissional você encontra aqui http://circulosaudavel.com.br/complementares-2/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *