Yoga e Insônia: Pesquisas mostram como combater a insônia de mulheres na menopausa

Yoga e Insônia: Pesquisas mostram como combater a insônia de mulheres na menopausa

Yoga e Insônia.

O sono é um momento precioso de descanso e recuperação do organismo, importante para o sistema imunológico e para a saúde de um modo geral.

Transtornos do sono como a insônia são mais comuns entre as mulheres do que entre os homens durante a vida adulta, especialmente nas fases de alterações hormonais como ocorre na menopausa.

Depressão e ansiedade podem agravar os casos de insônia e podem estar relacionados a fatores hormonais além de psicológicos. Um tratamento interdisciplinar, envolvendo médico, psicólogo e terapeuta complementar, pode identificar e tratar as causas da insônia.

Estudos apontam que terapias complementares como yoga e meditação têm efeitos positivos no combate a insônia, ajudam na redução ou até mesmo eliminação de medicamento para dormir, reduzem outros sintomas da menopausa e contribuem para o controle do estresse.

A Unifesp em São Paulo busca novas voluntárias para segunda fase do estudo nesse início do ano de 2015. As interessadas em participar podem entrar em contato pelo telefone (11) 5549-2500, durante o horário comercial.

Uma boa noite de sono nos dá mais disposição e bom humor!

soono

Abaixo os links dos estudos citados:

http://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/index.php?c=Noticia&m=ler&cod=4d95dcfc

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22048261%20

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-44462010000400018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

 

 

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