Yoga e criança, uma boa combinação!

Yoga e criança, uma boa combinação!

“Yoga e criança compõem uma boa combinação, desde que Yoga seja tratado como Yoga e criança como criança.” Professor Marcos Rojo

Vivemos em tempos onde os estímulos estão por toda parte. Dentro de casa em um tablet, na televisão, no computador, nas ruas, escolas e até mesmo em uma ida ao shopping. Tudo chega aos nossos pequenos e muitas vezes não conseguimos colocar um filtro nisso tudo. Estamos vivendo em uma era onde muito se vê mas pouco se olha e sente.

Sendo assim, quando comecei a praticar a Yoga, em 2016, vendo os benefícios da prática e os ensinamentos que aprendia a cada aula, quis muito que ao meu filho e as outras crianças também tivessem este grande privilégio. Juntou então o lado materno com o lado pedagógico e um grande sonho começou a nascer em meu coração. O que hoje se chama Canto da Yoga.

Aliado a Pedagogia, a qual já sou formada desde 2006, fui buscar cursos que me dessem embasamento para dar as aulas de Yoga para Crianças. Fiz a formação específica de Yoga Kids com a professora Ester Massola, pelo IEPY e estou na reta final do curso Pequenos Yogis da professora Cássia Parmeggiani.

Mas quais os benefícios da yoga para crianças?

Os benefícios são inúmeros, mas irei citar aqui, os principais:

– Trabalhar a concentração;

– Desenvolver a consciência corporal;

– Desenvolver noção espacial;

– Desenvolver a psicomotricidade;

– Trabalhar as emoções, reconhecendo-as e nomeando-as;

– Melhorar a postura;

– Respiração de forma correta;

– Auto conhecimento;

– Respeito consigo e com o próximo;

– Proporcionar momentos de quietude e relaxamento…etc.

 

Qual a idade para começar a prática e qual é a duração da aula?

Não tem idade, pode ser desde o ventre materno. Porém para cada faixa etária existem profissionais habilitados para tais. Como yoga para gestantes, bebês, crianças, adolescentes e adultos/Idoso.

Nas minhas aulas atendo alunos de 4 aos 13 anos.  As aulas tem duração de 45 minutos à 1h.

 

Como são as aulas? Tem diferença das aulas aplicadas para adultos?

 Sim, muita diferença. As aulas são bem lúdicas, para que se possa ter o retorno esperado de aprendizagem, de acordo com a idade que esta está sendo aplicada.

Os meios utilizados são:  histórias, músicas, jogos, desenhos, teatros…etc.

Mesmo quando a intenção é ensinar um determinado Preceito Ético da Yoga ou até mesmo trabalhar a respiração, utilizar ferramentas que fazem sentido para o mundo infantil.

Dessa forma, uma aula aplicada para crianças nunca será igual a uma aula aplicada para adultos.

As aulas geralmente se iniciam com uma roda de conversa. Abrindo um espaço no começo para deixar as crianças se expressarem, pois sabemos o quanto elas estão carentes disso também. Geralmente partilhamos boas histórias. Trabalhamos os Preceitos Éticos, as emoções, a respiração, o relaxamento e a meditação. Lembrando que as aulas são sempre regadas de jogos, músicas, brincadeiras e que esta ordem de planejamento é flexível. É necessário ter olhos sensíveis e acolhedor para compreender o ritmo das crianças.

 

E por fim… elas ficam mesmo quietas e concentradas?

Escuto sempre esta pergunta e confesso que durante a formação eu também tinha minhas dúvidas, mas aplicando com meu filho e após começar em janeiro a dar as aulas eu posso responder com toda propriedade…FICAM!

Ficam, pois como citei algumas vezes acima, são aulas lúdicas que prendem a atenção. Criança ama mexer o corpinho, imitar bichinhos, árvores, passarinhos.  Claro que se tratando de criança tenho momentos de intervenção, onde preciso chamá-las para estarem no aqui e agora.  Mas são atípicos, geralmente elas se entregam e muito nas aulas. Principalmente na hora do relaxamento, onde coloco uma música relaxante de fundo e com um pincel ou bolinha de algodão, faço carinho em seus braços, pernas e rosto.

É nítido como estão carentes do toque que acolhem, que protegem, que acalmam…que curam.

Namastê!

 

Texto escrito pela professora Fernanda Samejima – Pedagoga formada pela UNITAU-2006  / Formação em Yoga para Crianças pelo IEPY com a Professora Ester Massola / Formação em Yoga para Crianças pelo Pequenos Yogis com a Professora Cássia Parmeggiani. Membro do Círculo Saudável. 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *