Você é o que você come?

Você é o que você come? Não exatamente,  o  nosso organismo é complexo, mas vamos resumir para entendermos melhor este processo.

 

ETAPAS DA BOA NUTRIÇÃO

Há um longo caminho para que o alimento se transforme em matéria prima  para construção e manutenção  de todas as funções do sistema orgânico.

Não basta apenas escolhermos alimentos naturais, orgânicos e que o prato esteja equilibrado nutricionalmente, claro que é importante, pois nosso organismo precisa de matéria prima com qualidade, mas apenas isto não é suficiente.

A simples ingestão do alimento não garante que seus nutrientes estarão biodisponíveis. Para que organismo receba os nutrientes e utilize eficientemente, é preciso uma boa ingestão, digestão, absorção, transporte, metabolização e  utilização pelas células do organismo. Se uma dessas etapas  não funcionar direito, mesmo com uma alimentação adequada, o organismo apresentará carências nutricionais e, consequentemente, funcionais.

A falta de matéria prima  (nutrientes) para o organismo, pode prejudicar suas funções. A utilização dos nutrientes pelo organismo depende da eficácia de cada um desses processos.

Então, o que podemos fazer para que esses processos sejam eficientes?

 

INGESTÃO

O que comer:  alimentos naturais e  ricos em nutrientes;

Quando comer: quando sentir fome;

Como comer: com tranquilidade, com atenção plena, mastigando bem os alimentos;

Quanto comer: o nosso organismo tem  sinais internos de fome e saciedade, aprenda a ouvir seu corpo;

 

DIGESTÃO: não comer estressado ou com pressa ou sentimentos negativos, isto pode inibir a produção de ácido clorídrico, a produção e ação adequada das enzimas digestivas;

 

ABSORÇÃO:  ter uma flora intestinal equilibrada e saudável, manter a integridade da parede intestinal. A saúde do intestino é fundamental, pois é neste órgão que ocorre a absorção;

 

TRANSPORTE: ter uma ingestão adequada de proteínas, pois um a das funções das proteínas é transportar nutrientes até as células.

 

METABOLIZAÇÃO e UTILIZAÇÃO: cuide muito bem do seu fígado, ele recebe os nutrientes, depois da digestão e absorção, metaboliza e fornece a matéria prima para os sistemas do organismo, é o órgão do equilíbrio de todas as funções orgânicas.

 

Somos o resultado de como  o nosso organismo interage com o alimento e como funciona o processo que nos nutri.

                                                                                                                 

Texto escrito pela nutricionista Tania Oliveira Zaituni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *