Medicina

Medicina
Ciência que trata, diagnostica e previne doenças visando manter o bem estar e saúde. Possui muitas especialidades tais como: clínica geral, cardiologia, oncologia, ginecologia, pediatria, ortopedia, geriatria entre outros.

Psicologia

Psicologia
Ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos. Principais linhas: psicánalise, junguiana, lacaniana, cognitiva comportamental, entre outras.

Nutrição

Nutrição
Estuda as relações entre os alimentos ingeridos e doença ou o bem-estar.

Fisioterapia

Fisioterapia
Ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções dos músculos, articulações, órgãos e sistemas do corpo humano. Especialidades: dermato funcional, desportiva, respiratória, oncológica, RPG, pilates, acupuntura entre outras.

Osteopatia

Osteopatia
Trata do ser humano de forma global, isto é, está fundamentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada. indicada, de uma forma geral, no tratamento das disfunções do corpo humano, principalmente musculoesqueléticas. Segue os princípios de autocura e autorregulação do organismo.

Educação Física

Educação Física
Estuda as atividades físicas para o aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo. Especialidades: treinamento funcional, personal trainer, pilates, entre outros.

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia
Ciência que estuda as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana (fala, voz)

Odontologia

Odontologia
Estuda e trata o sistema estomatognático – compreende face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis.

Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional
Estuda, previne e trata indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

Pilates

Pilates
Criado por Joseph Pilates que deu origem ao nome da técnica. A primeira vez que seu método chamou a atenção fora durante a primeira guerra mundial quando começou a desenvolver aparelhos utilizando as próprias camas e cadeiras de rodas dos enfermos. Atualmente existem várias outras vertentes como o Pilates Clínico Postural, Neo Pilates entre outros. Educadores Físicos e Fisioterapeutas são os profissionais adequados para aplicar as técnicas que proporcionam benefícios osteomusculares, posturais, cognitivos entre outros.

Coaching

Coaching
Estuda os comportamentos e hábitos visando, através de um processo, ajudar as pessoas a alcançarem os objetivos desejados com mais eficácia e com isso buscar um equilíbrio entre todas as áreas da vida. Tem como base a Psicologia Positiva que sempre procura elevar o melhor que a pessoa tem para atingir tais metas.

Yoga

Yoga
Prática que tem por objetivo tranquilizar a mente e desenvolver o autoconhecimento. Faz uso de posturas físicas, exercícios respiratórios, relaxamento e meditação. Linhas: hatha ioga, Iyengar, asthanga, vinyasa.

Meditação

Meditação
Técnicas destinadas a explorar a relação entre a mente e o corpo. Pode tanto significar um ato de intensa concentração da mente em um assunto ou objeto como pode ter caráter comtemplativo. A palavra meditação vem do latim meditare, que significa “voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior” e “voltar a atenção para dentro de si”

Artes Corporais Chinesas

Artes Corporais Chinesas
A Medicina Tradicional Chinesa objetiva preservar a saúde mantendo a harmonia do fluxo de energia através dos meridianos do corpo. Dentre as técnicas podemos encontrar as artes corporais como o liangong, o treinamento perfumado, percussões entre outras. Recursos que ampliam o auto conhecimento e a vitalidade.

Acupuntura

Acupuntura
Prática da medicina chinesa incorporada a medicina convencional que aplica agulhas finas em pontos determinados do corpo. Atua no sistema nervoso, regula as funções orgânicas que causam bem estar, relaxamento e alívio de dor. Tipos: clássica, auricular, eletro acupuntura.

Terapia Floral

Terapia Floral
Considerada uma terapia de energia pois refere-se a um tratamento realizado através de remédios que contêm apenas a concentração energética das flores, que atua diretamente nos corpos sutis das pessoas, onde estão as origens da maioria das doenças.
Os remédios florais não contêm princípios ativos como os alopáticos e não são tóxicos.

Terapia Energética

Terapia Energética
Basicamente são técnicas que manipulam a energia vital através da imposição das mãos do terapeuta sobre o corpo da pessoa com o objetivo de reestabelecer o equilíbrio original. Como exemplo pode-se citar o toque terapêutico, reiki, johrei e passe espírita. Algumas pesquisas começam a apontar os efeitos dessas técnicas de energia mas devido a sua natureza sutil a ciência ainda não desenvolveu meios adequados para estudar essas práticas.

Aromaterapia

Aromaterapia
Uso terapêutico dos oléos essenciais de plantas que atuam sobre o corpo e as emoções através da circulação sanguínea e do sistema nervoso central. Com propriedades relaxantes ou tonificantes a aromaterapia pode ser usada como inalação ou sobre a pele por meio das massagens.

Massoterapia

Massoterapia
Utiliza técnicas de manipulação manual do corpo para reequilibrar o organismo e promover o relaxamento. Pode ser associada a aromaterapia. Possui diferentes origens como da fisioterapia, da medicina indiana, medicina chinesa entre outras.

Quiropraxia

Quiropraxia
Técnicas manuais para realizar ajustes articulares. Dedica-se ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas no sistema neuromusculoesquelético e os efeitos dessas disfunções na saúde geral.

Medicina Indiana

Medicina Indiana
Medicina ayurvédica, significa a ciência da vida. Estuda a influência dos cinco elementos básicos da natureza (espaço ou éter, ar, fogo, água e terra) no ser humano. Os elementos se unem dois a dois para formar os biotipos (doshas – humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia. Em equilíbrio geram saúde e em desequilíbrio podem causar doenças. Dentre seus recursos pode-se citar dieta, massagem, ioga e meditação.

Medicina Chinesa

Medicina Chinesa
Estuda a relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano. 10 11 Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos como acupuntura, moxabustão, meditação entre outros.

Antroposofia

Antroposofia
Antropologia, é uma ciência de base filosófica, formulada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. Os conhecimentos antroposóficos podem ser aplicados na pedagogia, psicologia, medicina, odontologia, agricultura, arquitetura e outras áreas. A proposta é contribuir para que a pessoa possa, de forma livre e responsável, pensar, sentir e atuar no mundo com respeito aos seres humanos e toda realidade no qual está inserido.

Naturologia

Naturologia
O uso integrado das terapias naturais para a saúde e qualidade de vida. Inspirada na medicina indiana, na medicina chinesa e na medicina xamânica (ou indígena).

Fitoterapia

Fitoterapia
Utilização terapêutica das plantas. Presente em todos os países do mundo desde a antiguidade. Medicamento fitoterápico caracteriza-se como qualquer preparado feito a partir de extratos vegetais complexos, ou seja, não isolados. No Brasil a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fiscaliza os medicamentos fitoterápicos.No nosso país existe uma grande variedade de plantas medicinais.e há um Comitê Técnico Temático de Plantas Medicinais que estuda e atualiza o uso dessas plantas.

Arte Terapia

Arte Terapia
Arte terapia como recurso em saúde promove a interação entre a pessoa e o mundo das artes por meio do ato criativo e do produto da criação promovendo o desenvolvimento pessoal. A arte terapia caracteriza-se por possibilitar que qualquer indivíduo entre em contato com seu próprio universo interno, com aqueles que estão a sua volta e com o mundo. Alguns recursos em arte terapia são a música, o teatro, a cerâmica, pintura, poesia entre outros.

Terapias Holísticas

Terapias Holísticas
A abordagem holística acredita que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, e objetiva tratar a pessoa em todo seu contexto. Algumas das suas técnicas são a Dança Circular, a Constelação Familiar, Magnified Healing®, Light Healing, Radiestesia, Barras de Access e Terapia Phis.

Iridologia

Iridologia

Arte-ciência que avalia a Saúde Orgânica e Comportamental através do estudo da anatomia, fisiologia e histologia das Íris dos olhos. O iridólogo busca saber qual a causa do desequilíbrio que perturba a pessoa nesse momento de sua vida. Através de técnicas naturais e não invasivas fazer a correção do fluxo energético, o que significa recuperar o sistema físico, mental, emocional, espiritual. A irisdiagnose permite que o terapeuta possa compreender não a doença, mas o doente.

Thetahealing ®

Thetahealing ®
É uma técnica de cura energética, onde através de uma conversa com o cliente é possível identificar as crenças de valores que este carrega ao longo da vida e que vem o impedindo de realizar objetivos ou esteja propiciando doença e não boa saúde. Muitas vezes a pessoa adoece mentalmente sem se dar conta que a cura está como ela se relaciona consigo mesmo, o Thetahealing® entra bem neste momento, com investigações que alteram muitas vezes instantaneamente um padrão de pensamento e de comportamento proporcionando uma nova realidade.

Barras de Access

Barras de Access
Terapia Corporal que permite você e seu corpo se desprendam de pensamentos e emoções negativas, ideias condicionadas, atitudes e crenças limitadoras, excesso de pensamentos, e muito mais. Tudo isso acontece através do toque suave em 32 pontos na cabeça, que dissipam cargas eletromagnéticas e diminuem a atividade cerebral, produzindo um profundo relaxamento. Eliminando o que não nos serve, para darmos espaço para o novo.

Constelação Sistêmica (Familiar e Organizacional)

Constelação Sistêmica (Familiar e Organizacional)
De forma prática e Vivencial essa técnica ajuda a identificar e dissolver emaranhamentos com outras pessoas da família que nos levam as dificuldades, sejam elas: limitações, doenças, traumas, padrões de comportamento repetitivos, medos, relacionamentos, problemas financeiros, entre outros. Algumas ordens em nosso sistema familiar precisam entrar em equilíbrio para que a vida flua.
A Constelação Sistêmica é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica, que visa o “diagnóstico”, solução de problemas e conflitos. Baseada nas Ordens do Amor (conjunto de leis Naturais que regem o equilíbrio dos sistemas).
X