Sono na Medicina Tradicional Chinesa

Sono na Medicina Tradicional Chinesa

Na Medicina Tradicional Chinesa acredita-se que cada órgão tem o seu próprio relógio biológico e  possui o seu horário de apogeu de funcionalidade, quando a energia (Chi) circula mais e melhor nesse órgão.

Um desequilíbrio ou uma enfermidade que aparece com freqüência (ou sempre) na mesma hora em que a energia é máxima em um determinado órgão, fornece ao terapeuta indicações muito úteis para entender como diagnosticar e agir em cada caso.

Falando em sono, este pode sofrer alterações que estão cada vez mais frequentes.

O nascer do sono se inicia a partir das 19 horas e vai até 21 horas, envolvendo para esse movimento o Pericárdio, membrana que protege o Coração. Horário perfeito para práticas de relaxamento que induzem ao sono.

Das 23 horas até 1 hora o órgão envolvido é a Vesícula Biliar que trabalha junto com o Fígado. Seria agora o momento necessário de dormir. Se isso não acontece esgotamos energia desses órgãos, acordaremos sem energia e cochilaremos durante o dia.

O Fígado está no apogeu de sua energia da 1 hora às 3 horas. Com capacidade máxima de desintoxicar o nosso corpo. Portanto ainda não seria a hora ideal de acordar.

Claro que vivemos em um tempo onde as cidades não dormem e consequentemente não adormecemos também. Foi-se o tempo que ao cair da noite o silêncio falava.
As consequências dessa nossa vida estão cada vez mais agravantes. Estresse e ansiedade nos tomam quando pensamos em dormir.

O sentimento de raiva, também frequente nos dias atuais, desequilibra o Fígado gerando irritabilidade e uma mente perturbada que preocupa o Coração. Causando agitação mental com um sono agitado com muitos sonhos ou pesadelos.
Podemos melhorar a qualidade do nosso sono com tratamento de acupuntura , fitoterapia, massagem, mudança de hábitos de vida.

Uma dica que surgida nos tempos em que se dormia com as galinhas é mergulhar os pés em água bem quente por uns 5 minutos mais ou menos, esfregando um pé no outro e em seguida ir se deitar. Não falha!

Bom sono e lindos sonhos!

sessao_acupuntura

.Texto escrito pela terapeuta
Veni de Souza Domingues
.

O contato é currículo completo da profissional você encontra aqui http://circulosaudavel.com.br/complementares-2/

6 Comentários

  1. Deise Castro disse:

    Amei o seu texto cumády querida!!!!!!!
    Feliz, mt feliz por vc.
    Prepararei meu escalda pés bem quentinho nesta noite… =^.^=
    Gratidão pelas dicas.
    Bjs

  2. Obrigada amiga linda.
    Seu carinho e atenção para comigo me
    tornam melhor

  3. IZILDINHA de Rezende VARINI disse:

    Obrigada pelo texto , está sendo muito útil para mim e meus colegas de classe muita paz.

    • Giselle Mello disse:

      Ficamos felizes em contribuir com informações relevantes sobre saúde e por estarem nascendo mais profissionais com esse olhar integral! Anraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *