De repente o mundo todo foi obrigado a parar. De repente um vírus invisível a olho nu mudou o ritmo das pessoas, das empresas, das economias, dos governos, do planeta.

Mudanças bruscas sempre assustam, o desconhecido desperta o medo e é comum vermos nesses tempos reações impensadas, instintivas aflorando.

Calma.. respira…

Mais do que nunca faz-se necessário colocar em prática tudo que já falamos por aqui…

O MEDO

Esse estresse agudo acessa a parte mais primitiva do nosso cérebro que está ligado às emoções e questões básicas de sobrevivência mesmo. Se deixarmos somente esse cérebro primitivo nos governar entramos em desespero, tomamos atitudes que provavelmente vamos nos arrepender depois, causando um caos e um cansaço geral.

A previsão é que essa pandemia do coronavírus, o COVID-19, durará de 2 à 4 meses. Então, se não tomarmos algumas medidas de autocuidado esse estresse se tornará crônico e afetará ainda mais nossa saúde, nossas relações, nossas vidas em geral.

 

A ESPERANÇA

Mas podemos aproveitar esse tempo de distanciamento social para nos olhar, nos conhecer, refletir sobre o modo que estamos vivendo e como queremos viver daqui pra frente.

Sim, não voltaremos ao antigo depois dessa experiência. Podemos até ser sequestrados de vez em quando pelo padrão automático. Mas cabe a cada um de nós decidir como viverá depois que essa onda passar. Sim, ela vai passar!

E já estamos vendo, depois dos primeiros surtos de egocentrismo (que está relacionado àquele cérebro primitivo e instintivo), cenas de solidariedade, de união, de compaixão e altruísmo.

Já estamos refletindo sobre nossos próprios valores e o tempo que dedicamos à eles.

No que realmente vale a pena investir seu tempo, sua energia, seu dinheiro?

A Natureza já está renascendo, águas mais cristalinas, animais reaparecendo, ar mais limpo…

E podemos aprender com ela, a Natureza, a importância dos ritmos, dos ciclos, dos processos naturais de nascimento, desenvolvimento, afloramento e finitude. A importância de se ter um habitat saudável para que tudo isso possa acontecer.

É o que sempre falamos por aqui, se permitirmos que nosso corpo e mente tenham condições mínimas saudáveis relacionadas ao sono, alimentação, movimento, relações e emoções, nós naturalmente voltamos ao nosso ponto de equilíbrio (homeostase) e assim podemos viver com mais qualidade todos os  papéis que desenvolvemos – familiar, profissional, social…

    

NOSSA CONTRIBUIÇÃO

Durante essa pandemia realizamos ‘lives’ e aulas de yoga no Instagram, abertas à todos e gratuitas.

Nossos profissionais, de diferentes áreas, trouxeram suas contribuições com informações e dicas para enfrentarmos esse momento do melhor modo possível.

E muitos deles falaram, cada um ao seu modo, sobre a importância de ‘aterrar’, voltar os pés no chão, diminuir o ritmo das informações e pensamentos, trazer e desenvolver a escuta do seu próprio coração e alinhar o pensar- sentir e agir para que tenhamos atitudes de coragem, ou seja, agir com o coração, pés no chão e mente tranquila.

Todas essas lives e aulas estão disponíveis no nosso canal do YouTube.

Acesse e aproveite esse momento para o seu autoconhecimento!

Forte abraço de todos nós do Círculo Saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X