Saúde da Pele – o papel da nutrição

Saúde da Pele – o papel da nutrição

Antes de saber o papel da nutrição na saúde da pele, vamos entender um pouco a anatomia e fisiologia da pele. Entender como a pele é construída pode ajudá-lo a cuidar melhor dela.

Uma pele bonita e saudável é determinada pela estrutura e o bom funcionamento dos seus componentes.

concept of aging and skin care. face of young woman and an old woman with wrinklesHá três componentes principais da pele. A primeira é a hipoderme, que é subcutânea (logo abaixo da pele), é composta por gordura, funciona como isolante e estofamento para o corpo. Em seguida é a derme, que fornece estrutura e apoio. A última é a epiderme, que funciona como um escudo protetor para o corpo.

À medida que envelhecemos, a hipoderme começa a atrofiar, contribuindo para o envelhecimento da pele.

Os principais componentes da derme trabalham juntos como uma rede. Esta rede de malha é composta de proteínas estruturais (colágeno e elastina), vasos sanguíneos e linfáticos e células especializadas chamadas mastócitos e fibroblastos. Estes são cercados por uma substância gelatinosa chamada de substância fundamental, composta principalmente de glicosaminoglicanos. Essa substância desempenha um papel fundamental nos níveis de hidratação e de umidade no interior da pele. O componente estrutural mais comum no interior da derme é a proteína de colágeno. Ele forma uma estrutura que dá a força e flexibilidade da pele. A ligação das moléculas de glicosaminoglicanos, permite as fibras de colágeno reter água e fornecer a umidade da epiderme. Outra proteína que se encontra por toda a derme é a elastina, o que confere à pele a sua capacidade para voltar a sua forma original após o estiramento. Em outras palavras, a elastina fornece a pele elasticidade.

A epiderme é a camada mais externa da pele, atua como um escudo protetor para o corpo e é totalmente renovada aproximadamente a cada 28 dias. À medida que envelhecemos, a taxa de renovação celular diminui.

FATORES QUE PODEM ACELERAR OU DIMINUIR O ENVELHECIMENTO DA PELE

Envelhecer é inevitável e não existe nenhum meio que se contraponha a esse processo. No entanto, dependendo do estilo de vida que adotamos, esse processo pode ser acelerado ou retardado.

Alguns fatores que podem contribuir para acelerar o envelhecimento da pele são:

  • irradiação solar, aumento na produção de radicais livres
  • alimentação pobre em vitaminas, minerais, proteínas, desidratação
  • ar seco e vento
  • poucas horas de sono
  • estresse
  • depleção de enzimas antioxidantes
  • redução da capacidade de reparação dos tecidos
  • redução na vascularização
  • depleção hormonal

Com os avanços da medicina estética e da cosmética se torna possível atuar positivamente na idade biológica retardando o envelhecimento, através de intervenções específicas e personalizadas a cada tipo de pele. No entanto, apenas isso não é suficiente, uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a saúde da pele é nutrir as células do corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER CONSUMIDOS REGULARMENTE PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE DA PELE

• Peixe, frango, ovos, gelatina sem sabor, carnes magras, são boas fontes de proteínas formadas por aminoácidos que são base para a produção de colágeno, elastina, queratina. Atuam como se fossem os tijolos para a construção da parede que é a pele. Porém só as proteínas não são suficientes, precisamos do cimento para manter a parede (pele) integra, firme, resistente e são as vitaminas, minerais e composto bioativos que fazem, essa função.

• Cenoura, tomate, mamão, damasco, abóbora, manga, melancia, goiaba, etc., são fontes de Carotenóides, tem ação antioxidante, fotoprotetora e auxilia na regeneração celular da pele

• Espinafre: contem luteína tem ação fotoprotetora, faz uma camada protegendo a pele da radiação solar.

• Aveia: contem silício que auxilia na microcirculação, facilitando a passagem de nutrientes e água para célula.

• Castanha do Pará :contem selênio nutriente com ação antioxidante

• Frutas e hortaliças vermelhas e roxas (morango, uva, framboesa, blueberry, cereja, amora, pitanga, jabuticaba, berinjela, beterraba, repolho roxo, rabanete) elas contem antocianina, composto bioativo que ajuda na estabilização do colágeno e elastina.frutas

• Beterraba crua: contem acido carboxílico pirrolidonico, essa substância mantém a umidade da pele. • Acido graxos essenciais, ômega 3,6 e 9: Esses ácidos graxos são responsáveis pela regulação da função celular. Eles mantêm a integridade das paredes celulares, e permitem a transferência de nutrientes e água. Esta função desempenha um papel importante na saúde da pele. Esses nutrientes podem ser encontrados no abacate, coco, sementes, castanhas, ovos, azeite, óleo de linhaça, óleo de coco. Então, vamos associar o tratamento externo da tecnologia estética e cosmética ao tratamento interno da nutrição.

Texto escrito pela nutricionista
Tania de Oliveira. CRN 25621

1 Comentário

  1. paulo disse:

    muito bom seu artigo

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