Saúde com as Artes Corporais Chinesas

Caminhar em um parque agradável, encontrar pessoas com o mesmo propósito, cuidar da saúde e ainda escutar conhecimentos de outras culturas.

Qual a intenção te move? Você se exercita por medo de adquirir alguma doença ou para promover a sua saúde? Parece indiferente mas, na verdade, a sua motivação influencia na sua prática e resultados. Fazer desse um momento gostoso de autocuidado e de encontro consigo e com o outro.

A Medicina Tradicional Chinesa objetiva preservar a saúde mantendo a harmonia do fluxo de energia através dos meridianos do corpo. Dentre as técnicas podemos encontrar as artes corporais como o liangong, o treinamento perfumado, percussões entre outras.

O Lian Gong é uma prática corporal elaborada na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming,médico ortopedista que viveu em Shangai na China, até meados de 2013.

Esta prática foi escolhida pelo governo de Shangai para ser amplamente divulgada para a população e o Dr. Zhuang, o seu criador, recebeu o prêmio de “Pesquisa Cientifica de Resultado Relevante”.

No Brasil, muitas cidades oferecem o Liangong em praças e parques. Como acontece em São José dos Campos em que a Via Cinco que ministra aulas no Parque Vicentina Aranha as quintas e sábados as 8h30.

A Via Cinco tem a missão de continuar o trabalho desenvolvido pela professora Maria Lúcia Lee, introdutora das práticas corporais chinesas no Brasil. Além das aulas no Parque Vicentina Aranha oferece cursos que tem como tema central o cultivo da saúde e a ampliação da consciência para o bem viver, através dos exercícios da Medicina Tradicional Chinesa.

Exercícios preventivos e curativos, cujas práticas põe em movimento o “Chi” (energia vital) através dos meridianos.  Restaura a movimentação natural, melhorando a resistência e a vitalidade do organismo. Os movimentos lentos, contínuos e homogêneos induzem o Qi a percorrer o corpo levando a consciência e a ação terapêutica em seu fluxo.

Pessoas de qualquer idade podem praticar as Artes Corporais Chinesas, desde crianças até idosos, porém deverão respeitar os seus limites. Os movimentos deverão ser executados sempre de forma alegre, prazerosa e harmoniosa. Como qualquer prática corporal, deverão seguir sempre as orientações de um bom instrutor e as recomendações de seu médico.

Slide1

Liangong no Parque Vicentina Aranha – SJC

Quintas e Sábados as 8h30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *