Processo de mudança na alimentação

Processo de mudança na alimentação

Muitas pessoas interpretam a palavra dieta como uma restrição, regime, algo prescrito por alguém que vai privá-los de alguns prazeres. Esse sentimento de estar submetido a algo restritivo cria dificuldade no processo de mudança. Fazendo com que a dieta seja adotada somente por um curto período. Contudo, a palavra dieta vem do grego “diaita”, que significa “gênero de vida”. Uma dieta tem um significado mais profundo, uma mudança mais ampla, do que apenas controlar a quantidade de comida ou deixar de comer determinados alimentos. Representa um autoconhecimento, um estilo de vida que deve ser incorporado de forma gradual e definitiva.

A maior dificuldade para fazer mudanças na alimentação advém do nosso paladar alterado pela industria alimentícia que valoriza o inútil, complexo e nocivo em depreciação do útil, simples e saudável, que é o alimento natural, fresco, que a natureza nos oferece.

Alguns alimentos e substâncias artificiais podem criam um mecanismo de dependência que faz com que surjam resistências psicológicas e somáticas quando se decide eliminar da alimentação. Também podem causar desequilíbrio cerebral, são capazes de afetar a atividade das células do cérebro, influenciando o humor, a atividade mental, e ainda induzindo à fadiga.

A característica importante de um alimento saudável é não criar nenhum tipo de dependência.

Algo muito importante para a saúde está que no ato de comer, deve ser agradável. Mas não se deixe enganar a respeito da essência do prazer. A sensação após o consumo de doces, gorduras e alimentos excitantes não são verdadeiramente agradáveis. Principalmente quando já se adquiriu o vicio por estes alimentos, quando já não há mais escolha. Mas sim um desejo incontrolável. Isso não é apreciar de fato a refeição. O que também ocorre é que a alimentação. Pelo seu conteúdo simbólico- afetivo e social, apresenta muito maior resistência à mudança enquanto não houver completa conscientização.

A saúde como equilíbrio dinâmico

A saúde, de acordo com a abordagem holística, é um estado de equilíbrio dinâmico entre a herança constitucional, as influências ambientais, o estilo de vida e componentes psicológicos e energéticos que definem a estrutura e funcionamento do organismo.

Quando se tem um estilo de vida saudável, nosso corpo reage imediatamente aos desequilíbrios, enquanto que um indivíduo com hábitos antinaturais. Muitas vezes tem uma reação mais tardia. As vezes nem percebendo os sinais que o corpo emite. As pessoas não entendem que alguns sintomas de intoxicação alimentar, são: excesso de gases, irritabilidade, insônia, falta de vitalidade, letargia, excesso de peso, etc.

Quanto mais conhecimento e consciência adquirimos. Mais estaremos aptos a contribuir para o processo de manutenção da saúde. A saúde depende de um cuidado em todas as áreas da nossa vida. Criando assim um estilo de vida em harmonia com a natureza e principalmente, com a realização do nosso real propósito existencial.

Cuidando de si mesmo

O autocuidado é fundamental para completar qualquer tratamento e para a prevenção de doenças. Primeiramente é preciso avaliar seu ritmo de vida. Pois quando não temos tempo para nós mesmos é porque estamos seguindo demasiadamente os impulsos da mente desconectada do corpo.

A dieta é uma disciplina poderosa que pode ajudar a equilibrar nosso corpo-mente e vida em geral, principalmente quando integrada com a nutrição afetiva e espiritual.

Para extrair um verdadeiro prazer do ato de comer alimentos saudáveis, obtendo todos os benefícios para a saúde, é preciso autocontrole (diferente de repressão), e criatividade nas escolhas.

alimentacao-na-terceira-idade2

.Texto retirado do livro Nutrição Vital: uma abordagem holística da alimentação e saúde

recomendado pela nutricionista Tania de Oliveira – CRN 25621

O currículo completo e o contato da profissional você encontra aqui http://circulosaudavel.com.br/convencionais/

 

1 Comentário

  1. Giselle Mello disse:

    Oi Elson! Vou encaminhar sua questão a nutricionista Tania de Oliveira. Com certeza ela saberá te explicar melhor. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *