Priorizar para ser mais produtivo

Priorizar para ser mais produtivo

Para ser mais produtivo é preciso saber priorizar.

Entregar resultados consistentes e com qualidade é fundamental em qualquer profissão. Com as demandas cada vez maiores pela eficiência é preciso ter cada vez mais foco e saber priorizar.
As demandas aumentam a cada dia e muitas vezes os profissionais se veem imersos em inúmeras atividades. Sem saber o que fazer e com demandas de novas tarefas a cada minuto. As demandas parecem intermináveis e isso gera o constante dilema: por onde começar?

URGENTE X IMPORTANTE

Às vezes utilizamos ferramentas de priorização e tentamos focar naquilo que é mais urgente e mais importante, mas e quando tudo parece urgente e importante? Nesse caso vale pensar qual seria o impacto se cada uma das tarefas não fosse entregue. Podemos algumas vezes renegociar prazos e descobrir que o que é importante nem sempre é urgente e pode ser entregue num prazo maior.
Algumas demandas talvez precisem ser adiadas. Podem ser projetos interessantes, mas não necessariamente o mais importante no momento. E se não é possível entregar tudo é preciso saber focar naquilo que realmente importa e poderá gerar resultados de maior impacto.

SABER DIZER NÃO

Diante desse desafio muitas vezes é difícil dizer não. Especialmente para aquelas atividades que mais gostamos de fazer. Mas em alguns momentos é necessário fazer o que precisa ser feito e não aquilo que mais gostamos. Saber dizer não muitas vezes é necessário para garantir o foco, a qualidade do trabalho e os resultados.
Pensando nas demandas sem fim precisamos também pensar no stress e na qualidade de vida. Precisamos buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. E diante da dificuldade de dizer não a algumas atividades. Vale pensar: quando for dizer sim a algo, certifique-se de que você não está dizendo não a si mesmo.
É importante ter claro também que se ocupar não significa produzir e que suas tarefas nunca irão acabar. Portanto diante desse cenário é preciso saber priorizar. Não adianta pensar em algo que precisa ser feito no momento em que aquilo não pode ser feito, isso irá apenas tirar seu foco e sugar suas energias.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Comece o dia e a semana mapeando suas atividades e identifique quais são as 3 a 5 atividades mais importantes que tem que ser entregues naquele dia. Tenha sempre clareza do que precisa ser feito a cada dia e ao final do dia certifique-se de que as metas mais importantes foram atingidas. Esteja no controle na sua agenda, isso te trará mais liberdade.
Pense também no que pode ser feito para otimizar as atividades que você já faz, utilizando menos tempo e menos recursos. Isso te ajudará a economizar tempo, um dos recursos mais escassos do momento. Para isso o planejamento e a organização são fundamentais.
Para estar no controle de seus objetivos também é preciso ter metas de médio e longo prazo, afinal não basta planejar suas atividades diárias.
Sabendo se planejar é possível ser mais produtivo, eficiente e ter mais qualidade de vida. Comece a semana a frente de seus objetivos!

AAEAAQAAAAAAAAkBAAAAJGIxMDRhZTY0LTQwNzUtNGFlMi04ZjlmLTRiYTBmZTlkOGYxOA

 

Texto escrito pela psicóloga e coach de carreira Elaine Jaccoud

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *