A Naturologia ou Medicina Natural é uma área da saúde que estuda e utiliza técnicas e métodos de tratamentos naturais para prevenir doenças, recuperar o equilíbrio do organismo,  promover a saúde e qualidade de vida das pessoas.

O termo Naturologia surgiu apenas no século XX para a distinguir da medicina convencional, da qual difere pela forma como  aborda a doença e a saúde.

Para a Naturologia, o homem para estar saudável deve ter um completo bem estar físico, psíquico (mental e emocional) e espiritual. E qualquer alteração em alguns desses estados pode se desenvolver uma doença.

Esta medicina natural utiliza a estimulação da autocura e manutenção da saúde,  a Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Ayurveda, Antroposófica e as Terapias Naturais Ocidentais.

O Naturólogo combina o rigor da ciência moderna com a sabedoria da natureza e o conhecimento milenar desses métodos, princípios e técnicas terapêuticas.

Este profissional possui uma visão integrativa do processo saúde-doença, se preocupa em compreender o desequilíbrio orgânico  inicial de forma não-segmentada.

O Naturólogo utiliza a intervenção terapêutica no sentido de modular os diferentes sistemas orgânicos e não inibir as reações defensivas do organismo, respeitando a individualidade de cada paciente. Qualquer sistema terapêutico, deve estar em harmonia com os processos curativos naturais, afim de se obter a sua cura integral.

Este profissional sabendo que o bem-estar depende da interação do corpo e da mente, inclui um processo de desenvolvimento educacional com o paciente, para melhorar os hábitos de vida, como alimentação saudável, atividades físicas adequadas, cultivo de pensamentos positivos e viver em harmonia com a natureza.

A filosofia do Naturológo é fundamentada nos ensinamentos de Hipócrates, que prega o retorno do ser humano aos princípios naturais e a vida em acordo com as leis naturais para uma boa saúde do corpo e do meio ambiente.

 

 

Texto escrito pela nutricionista Tania Oliveira Zaituni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *