CÚRCUMA: O alimento como seu remédio

CÚRCUMA: O alimento como seu remédio

Hoje falaremos sobre a cúrcuma também conhecida como açafrão da terra, uma raiz parente da família do gengibre. Porém apresenta um tom amarelo bem forte e não tem o sabor ardido do gengibre.

Muito apreciada na culinária do oriente onde é utilizada há milhares de anos, como por exemplo no curry (tempero indiano).

Suas propriedades medicinais são variadas atuando como um anti-inflamatório devido sua principal substância chamada curcumina. Que atua em mediadores inflamatórios como o TNF-alfa  diminuindo a inflamação  nos casos de artrites, Alzheimer. Inflamações de vias respiratórias, diabetes e modulação do sistema adipose/gorduroso.

Estudos mostram sua capacidade de inibição de células cancerígenas devido seu poder oxidante. E sobre a recuperação de danos hepáticos  (principal motivo de meu interesse científico) além de aliviar dores de estômago.

Recomendações

Assim como qualquer anti-inflamatório não deve ser usado em doses excessivas por causar distúrbios gástricos e também influenciar nas contrações uterinas. Por isso recomendo uso restrito nas mulheres grávidas.

A suplementação sempre deve ser intercalada com outros anti-inflamatórios naturais que falaremos mais adiante.

Nas ilustrações vocês verão: a raiz, o pó obtido da sua moagem e um prato simples adicionado com cúrcuma no arroz e no frango. Delicioso!

 

                               curcumaArroz

image

 

 

 

 

 

Texto escrito pela Dra. Fabiana Alves, gastroenterologista clínica  

4 Comentários

  1. Denise da Gama Teixeira disse:

    Faz um ano que coloquei no meu cardápio a cúrcuma excelente e foi uma das formas para baixar a minha glicose , que hoje se encontra em níveis normais .Além de mudar meu paladar , a cúrcuma dá um sabor especial na alimentação
    Muito bom o texto parabéns !

    uma abraço

    Denise

    • Giselle Mello disse:

      Obrigada, Denise! É muito bom termos o relato de pessoas que comprovam a eficácia dos tratamentos propostos.
      Abraço, Giselle

    • Veni de souza Domingues disse:

      Uso para melhorar digestão.
      Consegui resultados ótimos em uma cliente com depressão pós parto, usando uma colherinhas de café em um pouco de água, como complementar ao tratamento junto ao psiquiatra, uma vez que a cliente é portadora de artrite e me relatou que as dores melhoraram muito.

  2. Veni de Souza Domingues disse:

    Uso para melhorar digestao.
    Em uma cliente com artrite
    Obtive uma melhora significativa nas crises dolorosas e em quadro depressivo como ajuda complementar ao tratamento psiquiátrico, uma colherinha de café de cúrcuma com um pouco de água de manhã tem sido fantástico o resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *