Meditação, uma pausa na correria do dia a dia

Dias cada vez mais corridos, nem nos damos conta e daqui a pouco já se foi um mês. Daqui a pouco já é Natal e você passou todo esse tempo no piloto automático apenas tentando dar conta das infinitas tarefas que o mundo de hoje parece nos impor.

Quando foi a última vez que você parou apenas para se perceber, pensar em si mesmo?

Na nossa cultura “tempo é dinheiro” e dizer que você ficará um tempo sentado, “sem fazer nada”, apenas se percebendo ou prestando atenção à sua respiração parece perda de tempo para muitos.

Ah … sábios os orientais com seus momentos de silêncio, cerimônias do chá e até mesmo os italianos com o seu “Dolce far niente” e os espanhóis com a sesta após o almoço…

Ter um momento para você é muito saudável. Desconectar-se do mundo exterior e, por alguns minutos, observar o corpo, a respiração, as emoções e os pensamentos traz inúmeros benefícios comprovados pelas pesquisas em neurociência, tais como alívio do estresse, redução de dores, diminuição da frequencia cardíaca, sensação de relaxamento, estado de paz e felicidade.

Meditação é um exercício de atenção concentrada. Possui diversas técnicas e está presente em muitas culturas. Algumas vezes ligada a uma filosofia ou religião mas não como algo exclusivo a essas tradições. Qualquer pessoa pode meditar, independente da idade, sexo ou crença.

O objetivo é vivenciar o momento presente, sem tentar dominar, julgar ou analisar os pensamentos, as emoções e as sensações que possam surgir durante a prática.

As técnicas meditativas podem ter diversos focos de concentração como a respiração, sons, imagens, movimentos ou apenas a observação do fluxo de pensamentos.

Engana-se quem pensa que meditar é apenas relaxar. Meditar exige técnica, disciplina e esforço.

Para se obter os benefícios é necessário ter uma rotina que inclua a meditação.

A Meditação é uma ferramenta simples, acessível e eficiente para a melhoria da nossa saúde podendo complementar um tratamento médico. Devemos pensar, ou melhor, devemos praticar a meditação como autocuidado.

Meditar e ter uma atitude contemplativa na vida pode trazer mais leveza e tranquilidade aos nossos dias.

 

yoga

 

Texto escrito por Giselle Mello, fisioterapeuta e instrutora de yoga

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