Meditação no tratamento oncológico e seus benefícios

Meditação no tratamento oncológico e seus benefícios

Um texto escrito a 4 mãos. Conheça a jornada de Mário Santos, instrutor de yoga,reikiano e voluntário, que passou e venceu a experiência de um câncer.

Delicado a função de transcrever o que o outro sente. Pensa e vive mas ao mesmo tempo gratificante por ter a oportunidade de conhecer a sua história mais de perto.

Mário Santos, amigo e instrutor de yoga, foi um dos primeiros profissionais de saúde que procurei e que entrou para o Círculo Saudável. Justamente porque sentiu que aqui teria a chance de compartilhar a sua jornada e, assim, ajudar o próximo. Essa é uma das propostas do Círculo Saudável. Acreditamos no poder da informação para que as pessoas possam fazer escolhas mais conscientes para sua saúde e bem-estar.

Hoje Mário percebe que desde criança a meditação já era presente na sua vida. Era uma criança mais introspectiva. A música também desde cedo entrou na sua vida. Cresceu. Durante anos trabalhou no mundo corporativo. Mas em 1989 sentiu a necessidade de mudar sua trajetória devido ao seu lado místico que era mais forte. Foi quando conheceu o yoga (meditação), taoismo e outras filosofias além de um lugar muito especial, Nazaré Uniluz em Nazaré Paulista.

Em 1989 foi para um mosteiro de Ordem dos Beneditinos onde permaneceu por um ano e meio e se aprofundou na meditação que, desde então, faz parte da sua rotina. E foi em uma meditação que ele ouviu uma voz muito clara dizendo que o trabalho dele era fora do mosteiro.

Assim, Mário voltou para São José dos Campos e montou um grupo de meditação dentro de uma catedral da cidade onde, por 6 anos, ele ensinava a prática da meditação às pessoas.

Em 2001 fez a formação em yoga com o professor Marcos Rojo e partir de então começou a dar aula de yoga na sua cidade. Fez também a formação em Reiki.

Em 2010 descobriu dois pólipos no intestino detectados através de sangue nas fezes.  Pólipos são tumores benignos que se fixam na mucosa do intestino. A cirurgia de retirada dos pólipos foi feita por coloscopia e o quadro evolui tranquilamente.

No ano de 2013 alguns sintomas como dificuldade para urinar levaram ao diagnóstico de câncer de próstata. A aceitação da doença, o estado de calma durante todo o tratamento e a sua boa recuperação, Mário atribui à prática da meditação e à sua conexão com o Todo.

Para surpresa até do médico o tumor estava encapsulado, não conseguiu espalhar para o corpo. Após realizada a cirurgia, acompanhando a recuperação, não foi necessário o tratamento radioterápico ou quimioterápico.

Depois dessa experiência a vontade de compartilhar a sua vivência e de ajudar o próximo só aumentou pois hoje se sente ainda melhor do que antes, potencializada a sua conexão com o Todo, com mais força e mais paz.

Atuando em seu espaço profissional – Equilibrium Espaço Holístico – em centros de saúde ou hospitais e até mesmo a domicílio, Mário pretende mostrar a importância e a eficiência de medidas simples como a respiração e a meditação para que todos possam se beneficiar com seus efeitos.

Iniciar com 1 minuto de respiração consciente. Caminhadas e exercícios leves para o corpo. E sentar em silêncio por alguns minutos já trazem significativas melhoras e todos podem realizar.

Leveza e serenidade são palavras que definem o amigo Mário.

Obrigada por compartilhar sua história.

Mário (2)

Texto escrito por Giselle Mello (idealizadora do Círculo Saudável) e Mário Santos (instrutor de yoga e reikiano)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *