Mãos que cuidam

Um carinho, um abraço, um toque. Quem nunca sentiu conforto com algum desses gestos?

Além de conforto o toque de mãos treinadas promove muitas sensações e efeitos fisiológicos no corpo. Tais como o alívio de dores, melhora do sono, redução do estresse e ansiedade, estímulo do sistema circulatório e linfático, aumento dos níveis de serotonina, dopamina e ocitocina e melhora do sistema imunológico proporcionando um bem-estar geral.

Nas tradições orientais a massagem restaura o equilíbrio energético do organismo e atua como prevenção ou tratamento de doenças.

Alguns cuidados devem ser tomados com pacientes especiais como no caso de gestantes. Pessoas em tratamento oncológico e portadores de trombose venosa profunda e no pós operatório.

As massagens podem ser usadas como terapia complementar em diversos tratamentos pois melhoram a resposta natural de relaxamento ajudando no processo de recuperação. Nesses casos deve-se seguir a orientação do especialista responsável e ser realizada por um profissional competente.

Outros sentidos do corpo podem ser estimulados e proporcionar mais benefícios durante as sessões de massagem como por exemplo a musicoterapia, o relaxamento profundo guiado pela voz e a aromaterapia.

Deixar os sentido livres e entregar-se a mãos cuidadosas além de saudável pode ser restaurador.

 

massagem1

Texto escrito por Giselle Mello, fisioterapeuta pós graduada em Yoga e Bases da Medicina Integrativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X