Inverno na Medicina Chinesa – o que significa?

Inverno na Medicina Chinesa – o que significa?

O inverno na Medicina Chinesa é a estação de reflexão interior, descanso e restauração de energia. Segundo eles, uma época que representa recolhimento. Para os sábios chineses cada estação do ano tem profunda influência sobre nosso metabolismo, nossas emoções e forma de pensar.

Cada estação do ano possui a sua importância e influência sobre nossa condição humana e energética e o corpo humano funciona em sincronicidade com a natureza e suas estações.

O inverno está associado ao elemento ÁGUA, ao órgão RIM e à víscera BEXIGA e a cor do elemento é o preto ou o azul escuro. No organismo o elemento ÁGUA está relacionado com a circulação do sangue, o suor, as lágrimas, a BEXIGA e, mais significativamente o RIM.

Os RINS controlam o metabolismo da água, o equilíbrio do Yin e do Yang nos rins determina a eficiência desse metabolismo no nosso organismo, para manter os rins saudáveis, você deve mantê-los aquecidos e bem hidratados.

BEXIGA armazena e elimina o excesso de líquidos do organismo. O meridiano da bexiga influencia os nervos simpáticos, que governam o trabalho de muitos sistemas do nosso organismo. Seu equilíbrio energético é fundamental.

Durante o inverno é fundamental manter o equilíbrio térmico do organismo, mantendo-se agasalhado adequadamente, dormir cedo, adotar hábitos de sono saudáveis, dar preferência para alimentos quentes, que auxiliem o corpo a combater o frio, evitar excesso de sal e gorduras, manter uma boa ingesta de líquidos, manter as atividades físicas, dentre outras.

DICAS PARA O INVERNO

ALIMENTAÇÃO

  • Dê preferência para as castanhas, nozes e sementes, elas são facilmente metabolizadas pelo organismo, além de nutrir, aquecer e elevar a energia corporal;
  • Substitua os doces por frutas cozidas, com mel, de preferência no forno – são de fácil digestão e exigem menor uso de energia corporal para metabolização;
  • Use raspas gengibre, cravo da índia e canela nos alimentos – ajudam a aquecer o corpo;
  • Consumir chás, sopas e cozidos, que colaboram para a hidratação e manutenção da temperatura corporal.

ATIVIDADE FÍSICA

As atividades físicas devem ser mantidas, elas ativam a circulação, aquecem e revitalizam, porém evite o exagero, respeite o ritmo do seu corpo.

Respeitar o nosso corpo e viver em HARMONIA com os ciclos da natureza, as estações do ano, favorece nossa saúde, pense nisso.

As informações acima citadas não dispensam o nutricionista/nutrólogo e o educador físico.

Nesse link o Dr. José Oswaldo de Oliveira Jr explica a relação entre dor e frio.

http://cbn.globoradio.globo.com/Player/widget.htm?audio=2016/noticias/joseoswaldo_160603&url=http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-madrugada/2016/06/03/AS-DORES-AUMENTAM-DURANTE-OS-DIAS-FRIOS.htm&titulo=&cat=CBN%20Madrugada

cincoelementos

Teoria dos 5 elementos

REFERÊNCIAS

  1. Qigong to Staying Young, Tinton Falls, Avery/Penguin, 2003;
  2. FARBER, P. A Medicina do Século XXI – a união definitiva entre a medicina ocidental e a oriental, São Paulo, ROCA, 1997;
  3. http://animamundhy.com.br/blog/mantenha-se-saudavel-repleto-energia-vitalinverno-dicas-medicina-chinesa.
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Texto escrito pela enfermeira e acupunturista
Rosemeire Franchin Sredni.
Para contato da profissional acesse aqui
http://circulosaudavel.com.br/complementares-2/

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