Felicidade e bem estar, a busca de todo ser humano

Felicidade e bem estar, a busca de todo ser humano

 

Para falar sobre Felicidade e Bem Estar preciso me remeter à abordagem da Psicologia Positiva esta Nova Ciência, o Estudo Científico da Felicidade, com uma metodologia simples, mas não simplista, talvez até complexa para alguns, esta abordagem vem transformando vidas, ela me encantou e me encanta  cada dia mais com as práticas das virtudes e forças pessoais de caráter, e também a compreensão e prática das “Três Vidas”, “A Tríade da Felicidade”. Sobre estas “vidas” que vou falar  um pouco para vocês.

01) Vida Prazerosa – Felicidade de Curta duração – Emoções Positivas: É o TER,  tudo que podemos adquirir, comprar como: carros, casa, dinheiro, joias, viagens, roupas, enfim é uma felicidade passageira, efêmera nos “alimenta” com emoções positivas e que sempre se está querendo mais e mais, ainda existe um vazio interno, uma busca por algo que não sabemos realmente o que é.

 

02) Vida Engajada ou com Comprometimento – Felicidade de Média duração: É viver em FLOW que  é o estado de fluxo, onde tudo flui harmoniosamente e  não vemos o tempo passar em  nossas  atividades. São os projetos de vida aos quais fazemos parte como: estudos, trabalho, contribuição social, família, relacionamentos, amigos. É ter uma vida com responsabilidade e comprometida. Mas mesmo que estejamos comprometidos com uma causa, ainda assim sentimos que algo nos  falta para sermos realmente felizes. Esta é a busca pela compreensão de si mesmo para responder a questão: Por que e para que acordamos e levantamos todas as manhãs?

 

03) Vida com significado – Felicidade de Longa Duração: É o SER, está relacionada com  minha missão vida, meu legado o que vou deixar quando  não estiver mais aqui na  Terra. É estar comprometido com  nosso  EU verdadeiro, é compreender e aceitar o outro no seu estágio evolutivo, sem críticas, sem julgamentos, perdoar,  ser grato, ser resiliente, ter fé, coragem, foco, determinação…. É também aprender com as dificuldades e as adversidades que a vida nos apresenta de forma positiva. É viver na essência seguindo a orientação do nosso SELF, nossa essência Divina. Somos Um e somos o Todo.

 

Os três tipos de vidas precisam fazer parte do nosso projeto de  Felicidade e Bem Estar.

O caminho é o autoconhecimento, segundo Martin Seligman, “pai” da Psicologia Positiva, para alcançarmos a felicidade plena precisamos cultivar: Emoções Positivas; Engajamento; Relacionamentos Positivos; Propósito de Vida, Realizações e para que isto se efetive, uma das formas  é  praticar diariamente e constantemente a Gratidão; a Resignificação; o Perdão, entre outras virtudes, para assim obter respostas para um dos maiores questionamentos do ser humano:  Quem eu Sou? Qual minha Missão de Alma? Qual meu propósito de Vida? Qual meu Legado?

 

Permita-se ir além, ouse fazer diferente e verá resultados felizes em sua vida.

Compartilho com vocês esta frase que gosto muito e tem significado para mim: “Quando eu mudo tudo a minha volta muda  e se transforma!

 

Para refletir: Quais atividades fazem você perder a noção do tempo?

 

 

Luz, Paz e Felicidade!

Texto escrito por Beatriz de Paula PortoPsicóloga, Trainer em Psicologia Positiva, Master Coach e Especialista em Medicina Comportamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *