A Organização Mundial da Saúde define saúde como “o completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de enfermidade”.

Em Medicina Integrativa o conceito de saúde e, consequentemente, cura é ampliado. O Ser Humano é cuidado em seu “todo” e esse “todo” significa o que é importante para aquela pessoa podendo incorporar bem-estar emocional e espiritual.

Buscamos qualidade em todas as relações e em todos os momentos. É possível fazer as pazes consigo mesmo, com a espiritualidade e com a sociedade mesmo nas adversidades. Mesmo passando por uma enfermidade, sendo portador de uma doença incurável ou estar na terminalidade da vida podemos nos curar em outras dimensões além da física e nos sentirmos bem.

E quem não tem uma “ferida” que precisa ser curada? Podemos estar física e socialmente sadios e mesmo assim ter uma sensação desconfortável. Podemos estar mentalmente equilibrados mas termos dificuldade nos relacionamentos pessoais e sociais. Uma infinidade de possibilidades…

As terapias integrativas contribuem nesse processo pois convidam a pessoa a olhar para si mesmo, observar-se, perceber os sinais de desequilíbrio do organismo e através do autocuidado ou de um tratamento propriamente dito reencontrar o seu equilíbrio.  Possibilitam observar emoções e pensamentos. Refletir sobre as relações pessoais e espirituais. Repensar o cuidado com nosso veículo, o corpo.

Profissional e paciente juntos identificam quais recursos podem contribuir para determinada situação e momento. Todas ferramentas são bem vindas: medicina convencional, nutrição, psicoterapia, atividade física, yoga, meditação, florais….

Diariamente as células do nosso corpo passam por processos de recuperação e autorregulação com tendência a voltar sempre ao seu estado natural e saudável. Por isso a importância de querermos e darmos condições para que o nosso organismo se restabeleça.

E nessa dança, nossa com o meio ambiente e com o estilo de vida, as nossas relações internas e externas buscam acertar um ritmo que nos traga equilíbrio e saúde.

1434690_38649253

Texto escrito por Giselle Mello, fisioterapeuta pós graduada em Yoga e Bases da Medicina Integrativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *