Conhecer e respeitar a sua individualidade para emagrecer

Conhecer e respeitar a sua individualidade para emagrecer

O corpo humano existe em várias formas e tamanhos, cada qual com suas características e necessidades individuais. Como há uma enorme diversidade de alimentos e muitas maneiras de se alimentar, tudo isso deve ser levado em consideração no processo de emagrecimento. Conhecer e respeitar a sua individualidade pode ser a chave para o sucesso para emagrecer.

A Individualidade

O emagrecimento é uma consequência de hábitos saudáveis globais, envolve os aspectos físicos e psicológicos e devem ser adequados de acordo com a biologia de cada um.
Todo ser humano precisa dos mesmos nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas, minerais e água. Mas, cada organismo, digere, assimila e metaboliza os alimentos de formas diferentes para obter esses nutrientes.
Certas pessoas metabolizam melhor os carboidratos e se sentem melhores com uma dieta vegetariana; outras metabolizam melhor proteínas e gorduras, têm mais energia e disposição com uma dieta onívora. Algumas possuem um sistema enzimático mais eficiente, outras nem tanto, pois não conseguem digerir a lactose, presente no leite e derivados; ou o glúten, presente em alguns cereais; ou não podem consumir alimentos que contém fenilalanina, porque são incapazes de metabolizar este aminoácido. Nestes casos, alimentos que contém esses nutrientes não serão bons para essas pessoas. Além disso, também apresentamos diferenças em nossas preferências alimentares. Assim sendo, cada um de nós possui uma necessidade nutricional diferente.

A Melhor Dieta

A melhor dieta para emagrecer e estar saudável, é aquela em que a nossa individualidade consegue assimilar melhor os nutrientes para o perfeito funcionamento do organismo.
É a nossa individualidade que vai determinar qual alimento ou qual dieta é melhor, seja ela vegetariana (ou vegana), onívora, mediterrânea, paleo, low carb, etc.
Nós alcançamos o peso desejado quando ouvimos o próprio corpo, respeitando e atendendo suas necessidades individuais. Nem sempre o que é bom para uma pessoa, será bom para a outra, porque nós somos semelhantes, mas não somos iguais.

 

Sabedoria Interna

Nosso corpo tem uma sabedoria interna para regular nossa alimentação de acordo com nossas necessidades corporais. Só precisamos nos reconectar, darmos mais atenção e fazermos escolhas mais conscientes. Sem o autoconhecimento, tornamo-nos reféns do meio que nos cerca.
Devemos buscar informações com qualidade, uma vez que o conhecimento é muito importante, mas nem sempre é o suficiente. As vezes, para adquirirmos o autoconhecimento, é necessário o auxilio de profissionais qualificados que possam nos reconectar com a nossa essência e individualidade.

 

emagrecerr

 

Texto escrito pela nutricionista

Tania de Oliveira.

1 Comentário

  1. Muito bom esse artigo, gostei da forma como aborda o tema. Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *