Pesquisar Especialistas

Encontre o especialista que você precisa:

Essas terapias possuem fundamentos e características próprias dentro das suas culturas de origem. Na medicina integrativa essas práticas atuam como uma terapias de promoção da saúde ou apoio ao tratamento convencional proporcionando benefícios tais como: melhora da resposta de relaxamento natural do corpo, melhora da imunidade, qualidade do sono, alívio de dores e outros sintomas.

Muitas dessas práticas têm eficácia comprovada pela ciência. Acreditamos que com o avanço em pesquisas em breve será possível ter evidências também sobre as práticas mais sutis.


Yoga

Yoga

Prática que tem por objetivo tranquilizar a mente e desenvolver o autoconhecimento. Faz uso de posturas físicas, exercícios respiratórios, relaxamento e meditação. Linhas: hatha ioga, Iyengar, asthanga, vinyasa.
Meditação

Meditação

Técnicas destinadas a explorar a relação entre a mente e o corpo.  Pode tanto significar um ato de intensa concentração da mente em um assunto ou objeto como pode ter caráter comtemplativo. A palavra meditação vem do latim meditare, que significa "voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior" e "voltar a atenção para dentro de si"
Artes Corporais Chinesas

Artes Corporais Chinesas

A Medicina Tradicional Chinesa objetiva preservar a saúde mantendo a harmonia do fluxo de energia através dos meridianos do corpo. Dentre as técnicas podemos encontrar as artes corporais como o liangong, o treinamento perfumado, percussões entre outras. Recursos que ampliam o auto conhecimento e a vitalidade.
Acupuntura

Acupuntura

Prática da medicina chinesa incorporada a medicina convencional que aplica agulhas finas em pontos determinados do corpo. Atua no sistema nervoso, regula as funções orgânicas que causam bem estar, relaxamento e alívio de dor. Tipos: clássica, auricular, eletro acupuntura.
Terapia Floral

Terapia Floral

Considerada uma terapia de energia pois refere-se a um tratamento realizado através de remédios que contêm apenas a concentração energética das flores, que atua diretamente nos corpos sutis das pessoas, onde estão as origens da maioria das doenças.
Os remédios florais não contêm princípios ativos como os alopáticos e não são tóxicos.
Terapia Energética

Terapia Energética

Basicamente são técnicas que manipulam a energia vital através da imposição das mãos do terapeuta sobre o corpo da pessoa com o objetivo de reestabelecer o equilíbrio original. Como exemplo pode-se citar o toque terapêutico, reiki, johrei e passe espírita. Algumas pesquisas começam a apontar os efeitos dessas técnicas de energia mas devido a sua natureza sutil a ciência ainda não desenvolveu meios adequados para estudar essas práticas.
Aromaterapia

Aromaterapia

Uso terapêutico dos oléos essenciais de plantas que atuam sobre o corpo e as emoções através da circulação sanguínea e do sistema nervoso central. Com propriedades relaxantes ou tonificantes a aromaterapia pode ser usada como inalação ou sobre a pele por meio das massagens.
Massoterapia

Massoterapia

Utiliza técnicas de manipulação manual do corpo para reequilibrar o organismo e promover o relaxamento. Pode ser associada a aromaterapia. Possui diferentes origens como da fisioterapia, da medicina indiana, medicina chinesa entre outras.
Quiropraxia

Quiropraxia

Técnicas manuais para realizar ajustes articulares. Dedica-se ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas no sistema neuromusculoesquelético e os efeitos dessas disfunções na saúde geral.
Medicina Indiana

Medicina Indiana

Medicina ayurvédica, significa a ciência da vida. Estuda a influência dos cinco elementos básicos da natureza (espaço ou éter, ar, fogo, água e terra) no ser humano. Os elementos se unem dois a dois para formar os biotipos (doshas - humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia. Em equilíbrio geram saúde e em desequilíbrio podem causar doenças. Dentre seus recursos pode-se citar dieta, massagem, ioga e meditação.
Medicina Chinesa

Medicina Chinesa

Estuda a relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano. 10 11 Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos como acupuntura, moxabustão, meditação entre outros.
Antroposofia

Antroposofia

Antropologia, é uma ciência de base filosófica, formulada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. Os conhecimentos antroposóficos podem ser aplicados na pedagogia, psicologia, medicina, odontologia, agricultura, arquitetura e outras áreas. A proposta é contribuir para que a pessoa possa, de forma livre e responsável, pensar, sentir e atuar no mundo com respeito aos seres humanos e toda realidade no qual está inserido.
Naturologia

Naturologia

O uso integrado das terapias naturais para a saúde e qualidade de vida. Inspirada na medicina indiana, na medicina chinesa e na medicina xamânica (ou indígena).
Fitoterapia

Fitoterapia

Utilização terapêutica das plantas. Presente em todos os países do mundo desde a antiguidade. Medicamento fitoterápico caracteriza-se como qualquer preparado feito a partir de extratos vegetais complexos, ou seja, não isolados. No Brasil a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fiscaliza os medicamentos fitoterápicos.No nosso país existe uma grande variedade de plantas medicinais.e há um Comitê Técnico Temático de Plantas Medicinais que estuda e atualiza o uso dessas plantas.
Arte Terapia

Arte Terapia

Arte terapia como recurso em saúde promove a interação entre a pessoa e o mundo das artes por meio do ato criativo e do produto da criação promovendo o desenvolvimento pessoal. A arte terapia caracteriza-se por possibilitar que qualquer indivíduo entre em contato com seu próprio universo interno, com aqueles que estão a sua volta e com o mundo. Alguns recursos em arte terapia são a música, o teatro, a cerâmica, pintura, poesia entre outros.
Terapias Holísticas

Terapias Holísticas

A abordagem holística acredita que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, e objetiva tratar a pessoa em todo seu contexto. Algumas das suas técnicas são a Dança Circular, que estimula a união e cooperativismo e a Constelação Familiar, que é um método psicoterapêutico sistêmico e fenomenológico. A ciência ainda não desenvolveu meios adequados para o estudo dessas práticas.
Iridologia

Iridologia

Arte-ciência que avalia a Saúde Orgânica e Comportamental através do estudo da anatomia, fisiologia e histologia das Íris dos olhos. O iridólogo busca saber qual a causa do desequilíbrio que perturba a pessoa nesse momento de sua vida. Através de técnicas naturais e não invasivas fazer a correção do fluxo energético, o que significa recuperar o sistema físico, mental, emocional, espiritual. A irisdiagnose permite que o terapeuta possa compreender não a doença, mas o doente.
Natural Coaching

Natural Coaching

Processo de auto conhecimento que gera saúde e bem estar proporcionando equilíbrio para atingir objetivos e sonhos. Utiliza da inter-relação do homem com a natureza promovendo a harmonia dos elementos internos e externos para uma saúde integral.
Thetahealing ®

Thetahealing ®

É uma técnica de cura energética, onde através de uma conversa com o cliente é possível identificar as crenças de valores que este carrega ao longo da vida e que vem o impedindo de realizar objetivos ou esteja propiciando doença e não boa saúde. Muitas vezes a pessoa adoece mentalmente sem se dar conta que a cura está como ela se relaciona consigo mesmo, o Thetahealing® entra bem neste momento, com investigações que alteram muitas vezes instantaneamente um padrão de pensamento e de comportamento proporcionando uma nova realidade.