Como melhorar a saúde da mulher na menopausa

Como melhorar a saúde da mulher na menopausa

 

ENTENDENDO A MENOPAUSA

Menopausa é o período fisiológico que se caracteriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios, esse episódio ocorre em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos ou menos, é chamada menopausa precoce.

Antes da menopausa, a mulher passa pelo período de transição da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva, chamada de climatério ou pré menopausa.

 

SINTOMAS

Os sintomas mais freqüentes neste período são:

  • ondas de calor ou fogachos
  • alterações urogenitais (perda involuntária de urina, diminuição da lubrificação vaginal, perda de libido)
  • suores noturnos
  • alterações de humor (ansiedade, depressão, fadiga, irritabilidade)
  • perda de memória, insônia
  • diminuição da massa óssea
  • irregularidades na menstruação
  • aumento de peso, principalmente na região abdominal

Todos estes desconfortos ocorrem devido a diminuição dos hormônios sexuais (estrógeno e progesterona).

 

HORMÔNIOS

O estrogênio é o principal hormônio sexual feminino e, além da sua função na reprodução, tem efeitos no sistema ósseo, cardiovascular e no sistema nervoso central. O estradiol é um dos tipos de estrogênio considerado do BEM, é responsável pela lubrificação vaginal e libido, além de previnir infecções urinárias. É importante também para a absorção de minerais (cálcio, zinco, magnésio) para estimular a produção óssea, mantém a saúde da pele, é um potente antioxidante, além disso, o estradiol age como neuromodulador regulando a ação de neurotransmissores como acetilcolina, serototina, catecolaminas e dopamina.

 

HÁBITOS REGULARES

Mudanças hábitos podem ser ferramentas poderosas para prevenir ou reduzir os desconfortos causados pelo fim da produção hormônios sexuais. Mas, em alguns casos, é necessário a reposição hormonal, com hormônios isomoleculares. Porém, é importante procurar um médico especialista em modulação hormonal.

A prática de exercícios físicos regulares ajuda na perda de peso, no ganho de massa muscular e óssea, prevenindo a osteoporose, porém, é sempre importante procurar a indicação de um profissional educador físico.

 

ALIMENTAÇÃO

Já a alimentação tem um papel muito importante para a saúde da mulher, alguns alimentos são indispensáveis nesta fase, por conter em sua composição substâncias que tem ação semelhante ao estrógeno, atuando na reposição hormonal de forma natural, são eles:

  • tofu
  • inhame
  • amora
  • aveia
  • romã
  • semente de girassol
  • linhaça
  • amêndoas
  • grãos integrais
  • tomilho
  • verbena
  • canela
  • salsa
  • tâmaras
  • damasco

Além da alimentação, alguns suplementos e fitoterápicos podem ajudar nesta fase. Um profissional nutricionista pode ajudar com uma orientação nutricional individualizada, prescrição de fitoterápicos e suplementos mais indicados.

 

 

Texto escrito pela nutricionista Tânia de Oliveira – CRN 25621

Contato (12) 98201-0047

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