Biomassa de banana verde

No encontro “Círculo Saudável: Nutrição e Saúde do Sistema Digestivo” muito se falou sobre a Biomassa de Banana Verde e a suas propriedades para a saúde.

A biomassa de banana verde é um alimento funcional que possui grande quantidade de amigo resistente (não é digerido nem absorvido pelo organismo), fortalece as bactérias boas do intestino pois melhora a capacidade de absorção dos nutrientes, estimula o sistema imunológico, reduz a absorção de colesterol e açúcar do sangue e auxilia no bom funcionamento do intestino.

É rica em vitamina A, B1, B12 e minerais essenciais como magnésio, potássio, fósforo e sódio. Suas fibras aumentam a sensação de saciedade contribuindo assim para as dietas de redução de peso.

A biomassa de banana verde cozida tem a textura de purê, pode ser acrescentada nas receitas como um espessante, substituindo o leite condensado, creme de leite, maionese… Não altera o sabor dos alimentos pois tem gosto neutro (não fica com o gosto da banana).

RECEITA DA BIOMASSA DE BANANA VERDE

3 bananas verdes (de preferência orgânica, de feira, sem passar por estufas para amadurecer)

Tire as bananas do cacho com cuidado para não expor nenhuma parte interna da banana.

Lave uma a uma com água e sabão.

Cozinhar em panela de pressão, colocar as bananas após a água começar a ferver. As bananas devem estar cobertas pela água.

Deixar cozinhar por 10 minutos após iniciar a pressão.

Descasque as bananas ainda quentes.

Bater no liquidificador. Se necessário colocar um pouco de água para formar uma pasta.

Na geladeira a biomassa dura até 3 dias, no congelador de 3 a 6 meses.

Pode-se utilizar qualquer tipo de banana desde que ela esteja verde.

No vídeo o nutricionista Mateus Santaella ensina a preparar a biomassa de banana verde e mais 2 receitas oferecidas pelos nossos parceiros: Canteiros e Temperos e Ingredientes do Bem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *