Agrotóxico e Câncer. O Valor dos Orgânicos para a sua Saúde

Na semana de combate ao câncer o INCA, órgão do Ministério da Saúde que tem como missão desenvolver ações para prevenção e controle do câncer. Publicou o seu posicionamento contra o uso e consumo de agrotóxicos no país.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, ultrapassando a marca de 1 milhão de toneladas. O que equivale a um consumo médio de 5,2 kg de veneno agrícola por habitante. O cultivo com o intensivo uso de agrotóxicos gera grandes malefícios. Como poluição ambiental e intoxicação de trabalhadores e da população em geral.

As intoxicações agudas por agrotóxicos são as mais conhecidas e afetam, principalmente, as pessoas expostas em seu ambiente de trabalho podendo causar até morte.

Já as intoxicações crônicas podem afetar toda a população através da presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos e no ambiente. Geralmente em doses baixas. Dentre os efeitos associados à exposição crônica podem ser citados infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer.

A presença de resíduos de agrotóxicos ocorre também em muitos produtos alimentícios processados pela indústria. Como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais matinais, lasanhas, pizzas e outros que têm como ingredientes o trigo, o milho e a soja, por exemplo.

Ainda podem estar presentes nas carnes e leites de animais que se alimentam de ração com traços de agrotóxicos.

Modos de cultivo livres do uso de agrotóxicos produzem frutas, legumes, verduras e leguminosas, como os feijões. Com maior potencial anticancerígeno. O INCA apoia a produção de base agroecológica em acordo com a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.

Publicação completa do INCA, acesse o link

http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/posicionamento_do_inca_sobre_os_agrotoxicos_06_abr_15.pdf

VALORIZAR OS PRODUTOS E PRODUTORES ORGÂNICOS

Se você pensar que investir na sua alimentação é investir na sua saúde de modo a prevenir doenças. Vale a pena gastar um pouco mais com alimentos e evitar gastos com medicamentos. Como disse Hipócrates –“Que seu alimento seja o seu remédio”.

Valorizar os produtores locais e os alimentos da época além de fazer bem para o seu organismo irá ajudar a sua comunidade.

Visitar feiras livres, de preferência as feiras orgânicas, pode ser um delicioso e saboroso passeio.

Abaixo a feira de orgânicos que acontece todo sábado das 7h as 12h na praça do Jardim Esplanada em São José dos Campos – SP.

feira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

X